Scrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace Layouts

terça-feira, 30 de agosto de 2011

DINÂMICAS



VERDADES E MENTIRAS

DESENVOLVIMENTO

Explique a actividade: relatar oralmente uma pequena história, com elementos incríveis, em que os alunos são a personagem principal. A história a relatar depende de uma regra: alguns alunos vão contar histórias verdadeiras, enquanto outros vão contar histórias falsas. Para isso, utiliza-se por exemplo um saco com papelinhos com a inscrição V (história verdadeira) ou F (história falsa).
Cada aluno dispõe de 3 minutos para contar a sua história. No final, os outros alunos dispõem de 2 minutos para fazerem todas as perguntas que quiserem com o objectivo de comprovar a veracidade da história ou desmascarar o mentiroso.



PALAVRAS ESCONDIDAS


DESENVOLVIMENTO

Escreva uma palavra no quadro e peça aos alunos que descubram quantas palavras novas podem formar ordenando as letras da palavra de outra maneira.
Ex.: carro – arco, aro, cão, caro, , etc.

Seguidamente, este jogo desenrola-se em grupo, ganhando o que no final de determinado período (ex.: 3 minutos) encontrar o maior número de palavras.


O GESTO É TUDO

DESENVOLVIMENTO

Proponha o tema e peça aos alunos para pensarem em algo que vão tentar transmitir usando apenas gestos. Eis alguns temas possíveis:
- títulos de filmes ou de livros
- provérbios
- expressões idiomáticas
- etc.
De forma informal, cada aluno tentará comunicar algo que os outros elementos procurarão adivinhar.

OBSERVAÇÕES

Se o grupo for numeroso, podem formar-se equipas.


COMPRAR CASA
MATERIAL
Cartões, em duplicado, com fotografias de diferentes tipos de casas. Cada série de cartões deve ser identificada com uma cor.

DESENVOLVIMENTO

Colar no quadro uma fotografia ampliada de uma casa ou apartamento. Pedir aos alunos para descreverem a imagem como se se tratasse de um anúncio imobiliário. Escrever no quadro a descrição, conduzindo os alunos a começarem pelos dados objectivos (tipo de casa, dimensões, número de assoalhadas, etc) até chegarem à apreciação subjectiva (bonita, simpática, ideal para casal jovem, etc).
Distribuir os cartões pelos alunos, explicando que metade do grupo pretende vender e outra metade deseja comprar casa. Para isso, utilize cores diferentes nos cartões (ex: verde=comprar, azul=vender).
Sem mostrarem os respectivos cartões, os alunos fazem a descrição da imagem que têm à frente e que corresponde à casa que querem vender ou comprar, consoante a cor do cartão que possuem. O objectivo é que cada aluno encontre a pessoa certa para fazer negócio, comprando ou vendendo, simulando pequenos diálogos vendedor-comprador.


ASSOCIAÇÕES

DESENVOLVIMENTO

Explique a actividade: uma pessoa diz uma palavra em voz alta, a seguinte tem de dizer rapidamente outra associada à anterior, e assim por diante.
Exemplo: água – rio – barco – vela – vento – etc.
Antes de começar o jogo, estabeleça o limite do tempo de resposta (5 segundos). Os participantes que demorarem mais vão sendo eliminados.
A ordem do jogo pode ser a disposição dos estudantes ou então cada participante pode indicar a pessoa que continua o jogo. Cada participante deve poder justificar a associação que fez, no caso de ser posta em questão.


DESCUBRA AS DIFERENÇAS
DESENVOLVIMENTO

Peça a dois alunos para virem à frente da turma. Peça-lhes para se observarem bem um ao outro, reparando inclusive em alguns pormenores. Vá enumerando: o relógio no pulso direito ou esquerdo, o botão de cima apertado ou desapertado, os bolsos cheios ou vazios, etc.
Seguidamente peça aos dois alunos para se voltarem de costas um para o outro e trocarem três pequenas coisas em si. De novo de frente, cada um terá de descobrir o que mudou no outro.

OBSERVAÇÕES

Este jogo torna-se muito interessante se os restantes alunos (colocados em círculo, por exemplo) fecharem os olhos e tentarem adivinhar também o que vai mudando nos dois alunos que estão de pé. O jogo pode tornar-se mais complexo aumentando o número de diferenças ou fazendo intervir aspectos como a postura (tranquila, nervosa...) e a mímica (fechar um olho, levantar uma perna, etc.).


Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/ensinar/fichas-praticas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário