sábado, 31 de julho de 2010

Com vocês...Machado de Assis!

Livro Clip 'Dom Casmurro'



Sobre a obra
O livro “Dom Casmurro” (1899) conta a história de Bento Santiago, mais conhecido como Dom Casmurro. Para preencher a vida pacata, Dom Casmurro resolve contar suas lembranças, isto é, atar as duas pontas da vida, a adolescência e a maturidade.

Adolescente, Bentinho descobre-se apaixonado por Capitu. Inteligente, Capitu convence Bentinho a não concordar com o projeto de sua mãe, Dona Glória, que queria fazê-lo padre. A vida toma o rumo que desejam os apaixonados e eles se casam. Tudo corre bem, até o dia em que brota o ciúme e a história de amor transforma-se em suspeita de traição.

Mordido pela dúvida de que o pequeno Ezequiel não seja seu filho, mas de seu amigo Escobar, com que aparenta visível semelhança, impõe a separação à Capitu. Os três partem para a Europa e Bentinho volta logo depois sozinho.

Capitu morre alguns anos mais tarde no continente europeu e Ezequiel tem o mesmo destino no Oriente onde foi estudar.

Fonte: Livro Clip

Sobre o autor
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e faleceu na mesma cidade, em 1908. Filho de mulato brasileiro e de branca portuguesa, era gago, epiléptico e pobre. Por isso, não pôde estudar em escolas e tornou-se um grande autodidata.

Machado de Assis foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1897. Seu estilo é clássico e sóbrio, com frases curtas e bem construídas e vocabulário muito rico. Sua obra é de análise de caracteres e seus tipos são inesquecíveis e verdadeiros. Entre as principais romances estão: "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), "Quincas Borba" (1891).

Machado de Assis também escreveu 217 contos. "A Cartomante" é um deles.

E aí, ficaram curiosos? Agora é só começar a ler. Aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário