domingo, 5 de setembro de 2010

Redação corrigida

Luta pelos direitos
Nota: 0
Tema: Direitos dos deficientes



É comum, nos dias atuais, pessoas deficientes realizarem serviços e terem privilegios que antes não tinham, e isso foi conseguido aos poucos e com muita dificuldade. Mas será que os deficientes estão tendo seus direitos realmente cumpridos?
Vale mencionar os diversos direitos dos deficientes que foram conquistados com muito ardor, como por exemplo, direito a gratuidade nos transportes coletivos, oportunidades de trabalho junto a pessoas não deficientes, cotas em vestibulares e concursos entre outros beneficios que foram adquiridos e que contribuiram para a inclusão da pessoa deficiente na sociedade de modo ativo.
Por outro lado, vemos que um grande preconceito ainda prevalece em parte da população, a qual não aceita o deficiente como parte ativa de uma sociedade que esta em evolução. Esse preconceito faz com que surjam diversas formas de exclusão do deficiente. Em alguns casos a discriminação por parte de adolescentes nas escolas se torna tão intensa, que o deficiente mesmo que com situação favoravel a associação com pessoas não deficientes, prefere estudar numa escola exclusiva para eles do que ter que passar por humilhações que por vezes chega até a agressão fisica. Nesses casos, entra em ação as autoridades que defendem pessoas portadoras de deficiencia, que por sua vez são responsáveis de fazer valer os direitos de tais portadores.
Levando em conta o que foi mencionado, fica claro que os deficientes são pessoas especiais que precisam que os seus direitos sejam cumpridos, e é dever nosso fazer com que qualquer vetigio que ainda exista de preconceito contra estes na sociedade seja extinto.


Comentários do professor
) ESTRUTURA TEXTUAL: não há parágrafos, sendo que o texto dissertativo exige, no mínimo, três parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão). 2) INCOERÊNCIA E PONTUAÇÃO DEFICIENTE TORNARAM TODO TEXTO CONFUSO. 3) ACENTUAÇÃO: “privilégio”; “ benefício” etc. 4) REPETIÇÃO DE VOCABULÁRIO; ADOTE SINÔNIMOS: “direito”; “deficientes”. 5) ORTOGRAFIA: “ veStígio” etc. 6) ARGUMENTOS SUPERFICIAIS; FUNDAMENTE-OS. 7) CONTINUE EXERCITANDO-SE!

Competências avaliadas
1 Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0/1
2 Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo - argumentativo. 0/1
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0/1
4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0/1
5 Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0/1
Total: 0

http://enem2010.guiadoestudante.abril.com.br/redacao/correcao?id=1219

Nenhum comentário:

Postar um comentário