sábado, 23 de outubro de 2010


Leiam essa história e comecem também a fazer lindos desenhos.
No site http://www.historiadaarte.com.br/artecriancas.html vocês poderão fazer o seu desenho. Comentem no blog o que acharam sobre a técnica de pontilhismo e diga como ficou o seu desnho.

Georges Seurat
Era uma vez ..... um garoto que gostava muito de desenhar.
Ele foi crescendo e seus pais o matricularam em uma escola de desenho.Seu nome era Georges Seurat, e seu nome é diferente porque ele era francês.
Seurat gostava também de saber as novidades que os cientistas descobriam e ficou muito interessado quando aprendeu como os nossos olhos vêem os objetos e as cores.
Sabendo disso e desenhando muito bem, ele começou a pintar de uma forma diferente dos outros pintores.Ao invés de misturar as tintas na paleta(tipo de "prato" onde os artistas misturam as tintas) ele colocava pontos de cores puras lado a lado na tela e o olho de quem olhasse a sua pintura veria o colorido que as cores misturadas formavam.
Até parece mágica !

Essa forma de pintar recebeu o nome de PONTILHISMO e uma das pinturas mais conhecidas que Seurat fez foi a " Tarde de domingo na Ilha de Grand Jatte" .Ele ficava muito tempo passeando sob o sol nesta ilha ( no Rio Sena nos arredores de Paris) até que fez essa pintura em uma tela muito grande (206 cm x 306 cm) e hoje ela está em um museu (Instituto de Arte de Chicago -Est.Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário