sábado, 9 de abril de 2011

Sequência Didática

Etapas de seqüências didáticas para o trabalho com gêneros textuais
• Apresentar a proposta.
• Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero.
• Apresentar o gênero escolhido, fazendo circular alguns de seus exemplares pela sala.
• Propor que os alunos escrevam um texto inicial do gênero, mesmo que imperfeito, para saber quais os aspectos desse gênero o professor precisa trabalhar mais.
• Ampliar o repertório do aluno, trazendo mais textos do gênero para a sala.
• Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (num jornal ou num livro, por exemplo).
• Fazer uma produção escrita coletiva com a classe, tendo o professor como escriba, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado.
• Fazer uma produção escrita individual.
• Fazer a revisão e a reescrita da produção individual, melhorando-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário