Escola_______________________________________________
Aluno(a)_______________________________________________________________
Data:___/____/____ Série:________ Turma:______ Nº_______
Profª:________________________________ Disciplina: Língua Portuguesa
Avaliação de aprendizagem - I Unidade
"Se planta uma semente de amizade,recolherá um ramo de felicidade."
Lois L. Kaufman
Texto:
O galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!... e em voz alta:
- Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
- Muito bem! – exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro, Dona Raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigo có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica pra outra vez a festa, sim? Até logo.
E raspou-se.
Monteiro Lobato
Análise do texto:
Leia o texto e responda:
1 – Por que razão o galo empoleirou-se numa árvore?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – No 1º parágrafo qual a palavra que melhor corresponde ao significado de matreiro?
( ) forte ( ) calmo ( ) sabido ( ) corajoso
3 – Você acredita que a novidade contada pela raposa é verdadeira? O que ele pretendia com isso?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Por que a raposa quis pôr-se a fresco?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - No último parágrafo quem se raspou? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Qual a moral dessa história?
( ) O castigo vem a galope ( ) Amor com amor se paga
( ) Contra esperteza, esperteza e meia ( ) As aparências enganam.
Análise Lingüística
1 – Retire da fábula:
a) Uma frase exclamativa _________________________________________________
b) Uma frase imperativa __________________________________________________
c) Uma frase interrogativa _________________________________________________
d) Uma frase declarativa __________________________________________________
2 – Leia as frases, observe os sinais de pontuação e faça a correspondência:
I – O professor deve estimular a leitura entre seus alunos.
II – O professor deve estimular a leitura entre seus alunos?
III – Que maravilha, quantos livros para ler!
IV – Alunos, leiam sempre.
( ) Dá uma informação.
( ) Faz um pedido ou dá uma ordem.
( ) Pergunta alguma coisa, faz uma pergunta.
( ) Exprime uma emoção, como admiração, alegria...
3 – Leia as frases abaixo, sublinhe o(s) verbo(s) e escreva (PS) para período simples e ( PC) para período composto:
( ) A raposa, desapontada, murmurou consigo:
( ) Amigo, venho contar uma novidade, acabou-se a guerra entre os animais.
4 – Complete as palavras com S ou Z:
Carinho__ a a__ ar mentiro __ a co __ inheiro
Avi __ o lapi __ eira ca __eiro rapo__a
BOA SORTE!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário