Scrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace Layouts

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sequência Didática

ESCOLA ________________________________________________________
ALUNO:_____________________________ SÉRIE:_______DATA:_________
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFª

Sequência Didática Fábula

LEITURA DE FÁBULAS
Leia o texto sozinho ou junto com o professor.


A CIGARRA E A FORMIGA - 1

A cigarra cantava no verão, enquanto a formiga passava os dias a guardar comida para o inverno. Quando o inverno chegou, a cigarra não tinha o que comer e foi procurar a vizinha formiga.
_ Formiga, por favor, ajude-me. Não tenho o que comer.
A formiga perguntou:
_ Que é que você fazia no verão? Não guardou nada?
_ No verão eu cantava – respondeu a cigarra.
_ Ah, cantava? Pois dance agora!



A CIGARRA E A FORMIGA - 2
Havia uma jovem cigarra que costumava cantar perto de um formigueiro. Só parava quando estava cansadinha e seu divertimento então era observar as formigas trabalhando para armazenar comida.
Quando o verão acabou e veio o frio, todos os animais arrepiados passavam o dia nas tocas.
A cigarra, em seu galhinho seco, quase morta de frio e fome, decidiu pedir ajuda às formigas e, arrastando uma asa, lá se foi para o formigueiro. Bateu à porta e apareceu uma formiga gorda, embrulhada em um xalinho.
_ Que quer? – perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.
- Venho em busca de ajuda, o mau tempo não pára e eu...
A formiga olhou-a de alto a baixo.
¬_ E o que fez durante o bom tempo, que não construiu sua casa?
A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse:
_ Bem, eu cantava, sabe...
_ Ah!... _ exclamou a formiga, recordando-se.
_ Era você então quem cantava, enquanto nós trabalhávamos para armazenar comida?
_ Isso mesmo, era eu...
_ Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que o seu canto nos proporcionou. Você nos distraía e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre que era uma felicidade ter como vizinha uma tão gentil cantora! Entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante todo o mau tempo.
A cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.
Monteiro Lobato, Fábulas

MORAL: os artistas(poetas, pintores, músicos) são as cigarras da humanidade.

Conversando sobre o texto


Você leu duas fábulas. A primeira versão, escrita por Esopo, autor grego que viveu há milhares de anos, e a outra, escrita por Monteiro Lobato que você com certeza já conhece, através do Sítio do Pica-Pau Amarelo, das aventuras de Narizinho, Emília e Pedrinho. Eles apresentam finais diferentes e a moral também é diferente.

DISCUTA com seus colegas e com o professor:
_ De qual das duas versões você gostou mais? Por quê?
_ Você acha que é possível os dois ensinamentos estarem certos, isto é, que é preciso “guardar para o dia de amanhã ( pensar no futuro)” e também que é preciso “ valorizar o trabalho dos artistas”, que o que eles fazem é importante?

Atividade

JÚRI
- Que tal fazer o julgamento da cigarra?
O professor vai ajudar vocês a organizarem um tribunal, com juiz, jurados, advogado de defesa e promotor.
Não se esqueça de que o mais importante num julgamento são as provas e os argumentos. Por isso, REGISTRE aqui, depois do julgamento, os argumentos que foram usados, a favor e contra a cigarra.


Argumentos a favor - Argumentos contra
___________________________ __________________________________
___________________________ __________________________________
___________________________ __________________________________
___________________________ __________________________________

REGISTRE aqui a decisão do júri
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividade

DESAFIO
RELEIA o texto A Cigarra e a Formiga 2
Escolha algumas palavras ou frases desse texto e copie numa folha de papel ou do caderno. Confira para ver se estão certas.
Forme uma dupla com um colega. Dite uma palavra ou frase para ele escrever. Se ele acertar, fará um ponto. Em caso de dúvida, consulte o texto.
Ele fará o mesmo com você.
ESCREVA aqui as palavras ou frases que seu colega ditou para você:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_ Quantos pontos você fez?_____________________________________
_ Quem ganhou o desafio? _____________________________________

Atividade
MORAL DA HISTÓRIA

Você aprendeu que fábula é um texto narrativo, em que os personagens são animais, e que traz uma lição de moral.
_ Que tal, agora, você criar uma fábula?
_ E que moral você quer para sua fábula?

LEIA a lista abaixo e escolha uma moral:
 Amor com amor se paga.
 As aparências enganam.
 Depois da tempestade vem a bonança.

Veja que animais seriam bons personagens para sua fábula, de acordo com a moral que você escolheu, e faça a sua história.

Apliquei essa atividade nas turmas de 5ª série e os meninos adoraram participar de todas as etapas, principalmente a atividade do júri simulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário