quinta-feira, 14 de abril de 2011

Avaliação de Aprendizagem

ESCOLA____________________________________________________________
ALUNO:_____________________________________ SÉRIE:____________
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR:________________

AVALIAÇÃO de Aprendizagem
TEXTO:
O GALO QUE CANTAVA PARA FAZER O SOL NASCER

Era uma vez um galo que acordava bem cedo todas as manhãs e dizia para a bicharada do galinheiro:
– Vou cantar para fazer o sol nascer... Ato contínuo, subia até o alto do telhado, estufava o peito, olhava para o nascente e ordenava, definitivo:
– Có-có-fi-có-có...
E ficava esperando.
Dali a pouco a bola vermelha começava a aparecer, até que se mostrava toda, acima das montanhas, iluminando tudo.
O galo se voltava, orgulhoso, para os bichos e dizia:
– Eu não falei?
E todos ficavam biquiabertos e respeitosos ante poder tão extraordinário conferido ao galo: cantar para fazer o sol nascer.
Ninguém duvidava. Tinha sido sempre assim. Também o galo-pai cantara para fazer o sol nascer, e o galo-avô.
Tal poder extraordinário provocava as mais variadas reações.
Primeiro, os próprios galos não estavam de acordo. E isto porque não havia um galo só. Quando a cantoria começava, de madrugada, ela ia se repetindo pelos vales e montanhas. Em cada galinheiro havia um galo que pensava a mesma coisa e julgava todos os outros uns impostores invejosos. Além do que não havia acordo sobre a partitura certa para fazer o sol nascer. Cada um dizia que a única verdadeira era a sua – todas as outras sendo falsificações e heresias. Em cada galinheiro imperava o terror. Os galos jovens tinham de aprender a cantar do jeitinho do galo velho, e, se houvesse algum que desafinasse ou trocasse bemóis por sustenidos, era imediatamente punido. Por vezes, a punição era um ano de proibição de cantar. Sendo mais grave o desafino, ameaçava-se com o caldeirão de canja do fazendeiro, fervendo sobre o fogão de lenha.
[...]
Depois havia grande ansiedade entre os moradores do galinheiro. E se o galo ficasse rouco? E se esquecesse da partitura? Quem cantaria para fazer nascer o sol? O dia não amanheceria. E por causa disso cuidavam do galo com o maior cuidado. Ele, sabendo disso, sempre ameaçava a bicharada, para ser mais bem tratado ainda.
– Olha que eu enrouqueço!, dizia. E todos se punham a correr, para satisfazer as suas vontades.
[...]
Aconteceu, como era inevitável, que certa madrugada o galo perdeu a hora. Não cantou para fazer o sol nascer.
E o sol nasceu sem o seu canto.
O galo acordou com o rebuliço no galinheiro. Todos falavam ao mesmo tempo.
– O sol nasceu sem o galo... O sol nasceu sem o galo... O pobre galo não podia acreditar naquilo que os seus olhos viam: a enorme bola vermelha, lá no alto da montanha. Como era possível? Teve um ataque de depressão ao descobrir que o seu canto não era tão poderoso como sempre pensara. E a vergonha era muita.
Os bichos, por seu lado, ficaram felicíssimos. Descobriram que não precisavam do galo para que o sol nascesse. O sol nascia de qualquer forma, com galo ou sem galo.
Passou-se muito tempo sem que se ouvisse o cantar do galo, de deprimido e humilhado que ele estava. O que era uma pena: porque é tão bonito. Canto de galo e sol nascente combinam tanto. Parece que nasceram um para o outro.
Até que, numa bela manhã, o galinheiro foi despertado de novo com o canto do galo. Lá estava ele, como sempre, no alto do telhado, peito estufado.
– Está cantando para fazer o sol nascer?, perguntou o peru em meio a uma gargalhada.
– Não, ele respondeu. Antes, quando eu cantava para fazer o sol nascer, eu era doido varrido. Mas agora eu canto porque o sol vai nascer. O canto é o mesmo. E eu virei poeta.
ALVES, Rubem. Estórias de bichos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1990. p. 22-5.


1. Pode ser que você não conheça o significado de algumas palavras usadas no texto. No entanto, pelo contexto, é possível inferir o que elas significam. Escreva, ao lado de cada significado, a(s) palavra(s) correspondente(s):

impostor – partitura – heresia – bemóis e sustenidos – depressão

• Variações de tom de uma nota musical:_________________________________ .
• Abatimento moral: _________________________________________________

• Fingido, que se faz passar por alguém que não é: _________________________ .
• Que se opõe às idéias vigentes: _______________________________________ .
• Representação gráfica de uma composição musical:_______________________

2. Assinale a alternativa que caracteriza o clima presente entre os bichos antes de o sol nascer sem o canto do galo:

a)( ) Tranqüilidade, paz, segurança, igualdade, justiça.
b)( ) Inveja, abuso de poder, competitividade, ansiedade, desconfiança, terror, medo.
c)( ) Pobreza, miséria, carência, sofrimento, dor.
d)( ) Luxo, fartura, riqueza, felicidade, harmonia.

3. Clímax é o momento de maior tensão na história, é quando o conflito chega ao seu ponto máximo. Qual o clímax da história lida? Assinale:

a)( ) O momento em que o galo subia no telhado e ordenava para o sol nascer.
b)( ) Quando o sol aparecia acima das montanhas e todos ficavam “biquiabertos”.
c)( ) Quando algum galo era punido por desafinar.
d)( ) O dia em que o sol nasceu sem o canto do galo.

4. O fato de o galo um dia não cantar para o sol nascer trouxe que conseqüências para:

a) os bichos?_______________________________________________________

b) o galo? __________________________________________________________

5. Assinale a alternativa que melhor explica a importância da poesia para o mundo:

a) ( )Traz os conhecimentos necessários para que as pessoas fiquem bem informadas sobre o que acontece.
b) ( )Favorece a comunicação entre as pessoas do mundo todo.
c) ( )É uma forma diferente – bela e sensível – de ver, representar e transformar a realidade.
d) ( )Ensina as pessoas a realizarem as mais diferentes tarefas do dia-a-dia.

Análise Lingüística


1. No último parágrafo do texto o verbo ser é empregado duas vezes. Em que pessoa, tempo e modo encontram-se conjugados?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Complete as frases com as formas verbais do modo subjuntivo, de acordo com as indicações dos parênteses.

a) E se o galo ___________________ doente? (estar, no pretérito perfeito)
b) É importante que todos os animais _______________amigos. (ser, presente)
c) Quando o galo _______________ rouco, não cantará para fazer o sol nascer.( estar, futuro)
3. Qual a forma nominal dos verbos em destaque?

a) E o galo ficava esperando o sol nascer. ____________________________________

b) Vou cantar para fazer o sol nascer. ______________________________________

c) O galinheiro foi despertado com o canto do galo. ____________________________

4. Leia as locuções verbais das frases abaixo e identifique o verbo auxiliar e o verbo principal.

a) O galo vai cantar.
___________________________________________________________________

b) O sol está nascendo.
____________________________________________________________________

c) Estou ouvindo o galo cantar.
____________________________________________________________________

BOA SORTE !!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário