quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Banco de Atividades

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Disciplina: Professora:__________________

Oficina: A descoberta do amor

Ter ou não ter namorado

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas.
Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão, é fácil.
Mas namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção não precisa ser parruda, decidida; ou bandoleira basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.
Quem não tem namorado é quem não tem amor é quem não sabe o gosto de namorar. Há quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes; mesmo assim pode não ter nenhum namorado.
Não tem namorado quem não sabe o gosto de chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho.
Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria.
Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar.
Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.
Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, de fazer cesta abraçado, fazer compra junto.
Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor.
Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira – d’água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.
Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar.
Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada, ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de rivais.
Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele.
Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz.
Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.
Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medos, ponha a saia mais leve, aquela de chita e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim.
Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria.
Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido. ENLOU-CRESÇA.
Artur da Távola
Leitura

Estamos diante de um texto que explicita através de negativas o que é necessário para ter ou não namorado. A expressividade se dá pela sucessão de inúmeras metáforas inusitadas e que em alguns momentos tornam o texto hermético.
Hermético-fechado, de difícil interpretação.

O texto apresenta três partes distintas.
Na 1ª parte, parágrafos 1, 2, e 3, o autor apresenta o conceito de quem não tem namorado e os quesitos necessários para o namorado de verdade.
Na 2ª parte, parágrafos 4 a 17, surge uma seqüência enumerativa (sempre em linguagem metafórica) das características dos que não têm namorados.
Uma seqüência injuntiva constitui a 3ª parte, parágrafos 18, 19 e 20, do texto(dá uma receita) para ter namorado.
SEQÜÊNCIA INJUNTIVA-ensina os passos de um procedimento.

Língua em uso
Vamos fazer um estudo detalhado do texto para uma melhor compreensão do mesmo.
1) No texto de Artur da Távola, as palavras estão empregadas, em sua maioria, em sentido fi gurado. O título do texto ― ter ou não ter namorado ― é elucidativo. Ele aponta para a idéia desenvolvida no poema? Por quê?
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2) Tirar férias é afastar-se de todo compromisso. É desligar-se de tudo. Que significa no texto
“... alguém que tirou férias de si mesmo”?
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3) De acordo com a sua resposta à questão anterior, como você relaciona a frase “namorado é a mais difícil das conquistas” com a 1ª frase do texto?
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4) O autor apresenta no 3º parágrafo, com palavras em sentido metafórico, uma série de exigências para um namorado de verdade. Explique o sentido de cada uma delas.
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5) O autor contrapõe diferentes tipos de relacionamentos amorosos ao namoro. O que falta nessas relações para não ser namoro?
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6) O texto fala da necessidade de proteção e diz que não precisa ser parruda, decidida, bandoleira. Qual o sentido dessas palavras no texto?
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7) De acordo com o 4º parágrafo, como deve ser essa proteção?
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8) “ Namorar é fazer pactos com a felicidade...” Que significa essa expressão sublinhada?
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9) No 9º parágrafo, o autor refere-se a três poetas da língua portuguesa. Responda as
perguntas:
a) Poesia faz parte do namoro?___________________________________________

b) Você conhece esses poetas?___________________________________________
c) Há alguma poesia que você levaria para participar de um namoro seu? Qual?
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10) No parágrafo 18, há uma interessante expressão empregada no sentido figurado “... e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medos...”. Explique o seu signifi- cado.
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11) O texto termina com um neologismo : ENLOU-CRESÇA. Explique o signifi cado dessa palavra.
NEOLOGISMO é uma palavra nova, criada na língua.
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