segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Prova Brasil

PROVA BRASIL
Guia da Prova Brasil
Entenda como funciona a prova que avalia o sistema educacional de todo o país

1. Qual é a importância da prova?

A partir dos resultados de cada aluno, as notas são divulgadas por estado, município e escola, possibilitando o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação a traçar metas e ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação.

"Para os gestores, medições como a Prova Brasil tornam possíveis leituras da situação educacional de cada escola, municípios e estado. A partir disso, eles podem tomar decisões políticas, pedagógicas, administrativas e financeiras mais eficazes para promover a melhoria da qualidade da educação", ratifica a secretária de Educação Básica do MEC.

É importante lembrar que a partir da avaliação dos resultados, da investigação do percentual de alunos que estão em cada nível de aprendizagem, as escolas podem estabelecer metas de aprendizagens e traçar estratégias para que todos os alunos tenham garantido o seu direito de aprender. "Nesse grande retrato cada personagem é muito importante, cada aluno faz a diferença", completa a secretária de Educação Básica do MEC.


2. O que é avaliado?
Ao contrário do que muitos pensam, a Prova Brasil não se preocupa em avaliar o aluno individualmente, e sim o sistema de ensino de cada escola, promovendo um balanço da situação educacional no país. A prova, aplicada em alunos do primeiro e último ano do Ensino Fundamental, não engloba todo o conteúdo do currículo escolar, mas sim as competências que alunos das faixas etárias em questão devem dominar.

"É muito importante que todos participem, pois reunindo os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de uma determinada escola, teremos uma fotografia do ensino-aprendizagem da escola", explica Maria do Pilar, que ratifica a importância da prova também em escala nacional. "Posteriormente, reunindo os níveis de aprendizagem das escolas do município teremos um álbum da rede de ensino, e assim por diante, até termos um grande retrato da educação brasileira", completa.

Enquanto a prova de matemática foca competências relacionadas a tratamento da informação, grandezas, medidas, espaço, forma, números e operações, a prova de língua portuguesa visa avaliar o aluno no que diz respeito à capacidade de leitura, absorção, interpretação e crítica.


12. Para que serve a prova?
A prova serve essencialmente para avaliar a situação da educação do país. Após a correção e análise por escola, município, estado e de um panorama geral do Brasil é possível traçar metas e melhorias para cada caso.

"O Ministério da Educação identifica, através do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - composto entre outras avaliações, pela Prova Brasil -, os municípios e as escolas que apresentam menores desempenho e estabelece políticas de apoio a eles", explica Maria do Pilar.

Após as últimas edições das provas, foram desenvolvidos mecanismos como por exemplo o PAR (Plano de Ações Articuladas) e o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola), elaborados nos âmbitos dos municípios e das escolas, respectivamente, como os próprios nomes explicitam.

"O PDE é uma ferramenta de apoio à gestão escolar por meio da qual as escolas, com menores IDEBS, identificam suas principais dificuldades e elaboram um Plano de Ação, com a fixação de metas. Para as escolas priorizadas o MEC transfere recursos destinados à implementação das ações definidas.

Fonte:
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/guia-prova-brasil-500108.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário