Scrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace Layouts

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Texto Circuito Fechado

Atividade
a) Leia o texto a seguir e procure relacioná-lo com as suas lembranças:

Circuito fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma,
creme de barbear, pincel, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha.
Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata,
paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros,
caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projeto de filmes, xícaras, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapos, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dente, pasta, água. Mesa, poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, copos, pratos, talheres, guardanapos. Xícara, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
RAMOS, Ricardo, In: NETO, Antônio Gil. A produção de textos na escola. São Paulo: Loyola, 1993, p.82

b) Leia, em voz alta, o texto “Circuito Fechado” e pontue oralmente, com ênfase, cada
passagem do texto.
Após a leitura, dê alguns instantes e tente identificar o assunto do texto de Ricardo
Ramos.
Observe que o texto, a primeira vista, parece um bloco de palavras. Quando iniciamos a leitura, o texto estabelece sentido, pouco a pouco, e permite ao leitor a construção de algumas imagens mentais sobre as diferentes cenas e os objetos descritos.

c) Comente com um colega, em dupla, sobre quais foram as pistas (palavras ou expressões) que o ajudaram a compreender a seqüência de informações do texto. Discutam a respeito das diferentes observações.

d) Em seguida, explique para a turma: por que os seus conhecimentos prévios foram importantes para a compreensão do texto?

Como escrever?
Atividade

Nesta Aula, convidamos vocês a refletir sobre as idéias do texto “Circuito Fechado”, de
Ricardo Ramos, e a aprofundar a compreensão do texto. Vamos descobrir, neste texto,
novas formas de narrar uma linguagem repleta de imagens e significados.
a) Ao lermos o texto de Ricardo Ramos, também construímos diferentes imagens. Leia o trecho a seguir e descreva a imagem que você construiu.
Jornal. Mesa, cadeiras, xícaras e pires, prato, bule, talheres, guardanapos (...).

b) Observe que o texto “Circuito Fechado”, apesar da ausência de verbos e advérbios,
é capaz de indicar as cenas da vida do personagem. Quais as cenas apresentadas no
texto?

c) Observe o objetivo do texto e o que ele pretende informar ao leitor. Explique: por que
o personagem não tem nome?

d) Ao iniciar o seu dia, o personagem do texto realiza algumas ações comuns a todos nós. Como seria o texto com as suas primeiras ações do dia? Lembre-se de registrar as suas observações sobre as imagens vistas ao longo do dia.

Texto enigmático

Atividade
a) Pense em todas as imagens que você relacionou com a sua rotina e faça como Ricardo Ramos em “Circuito Fechado”. Escolha um universo de palavras que faça parte
de sua vida e construa um texto enigmático a respeito das suas ações cotidianas.
Procure relacionar as ações em uma ordem cronológica e seja bastante observador
nas colocações.

b) Durante a preparação do texto, procure relacionar as palavras (lista de nomes) e, em
seguida, ordene-as segundo suas ações. É importante levar em consideração a pontuação utilizada pelo autor para construir a idéia de seqüência dos fatos. Observe como as vírgulas foram empregadas entre as ações de uma mesma cena e como o ponto final foi usado para sinalizar ao leitor a mudança de cena.

c) Depois da construção do seu texto, leia-o em voz alta para os colegas. Em seguida,
comente com a turma sobre o texto, depois ouça algumas opiniões e sugestões da turma
em relação a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário