Escola_________________________________________________________
Aluno: ______________________________Série:__________Turma:______
Disciplina:___________________________Professor(a):________________
Atividade de leitura
Nesta atividade você vai ler vários
textos. Vamos observar a função de cada um deles e as relações que estabelecem
entre si.
TEXTO 1
1.A personagem de cabelo preto é
Mafalda. Ela está conversando com sua colega, a Suzanita. No primeiro quadrinho
as duas emitem opiniões diferentes. Qual o argumento usado por Suzanita para
defender seu ponto de vista?
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2. Mafalda também defende seu ponto de
vista, usando um argumento?
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3. A fala de Mafalda no último
quadrinho indica que ela concorda com Suzanita? Explique.
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Texto 2
O
IMPÉRIO DO CONSUMO
Eduardo Galeano
A explosão do consumo no mundo atual
faz mais barulho do que todas as guerras e mais algazarra do que todos os
carnavais. Como diz um velho provérbio turco, aquele que bebe a conta, fica
bêbado em dobro. A gandaia aturde e anuvia o olhar; esta grande bebedeira
universal parece não ter limites no tempo nem no espaço.
Mas a cultura de consumo faz muito
barulho, assim como o tambor, porque está vazia; e na hora da verdade, quando o
estrondo cessa e acaba a festa, o bêbado acorda, sozinho, acompanhado pela sua sombra
e pelos pratos quebrados que deve pagar. (...)O sistema fala em nome de todos,
dirige a todos suas imperiosas ordens de consumo, entre todos espalha a febre
compradora; mas não tem jeito: para quase todo o mundo esta aventura começa e
termina na telinha da TV. A maioria, que contrai dívidas para ter coisas,
termina tendo apenas dívidas para pagar suas dívidas que geram novas dívidas, e
acaba consumindo fantasias que, às vezes, materializa cometendo delitos. O
direito ao desperdício, privilégio de poucos, afirma ser
a liberdade de todos.
(...)
«Gente infeliz, essa que vive se
comparando», lamenta uma mulher no bairro de Buceo, em Montevidéu. A dor de já não
ser, que outrora cantava o tango, deu lugar à vergonha de não ter. Um homem
pobre é um pobre homem. «Quando não tens nada, pensas que não vales nada», diz
um rapaz no bairro Villa Fiorito, em Buenos Aires. E outro confirma, na cidade dominicana
de San Francisco de Macorís: «Meus irmãos trabalham para as marcas. Vivem
comprando etiquetas, e vivem suando feito loucos para pagar as prestações».
[...]
O consumidor exemplar é o homem
quieto. Esta civilização, que confunde quantidade com qualidade, confunde gordura
com boa alimentação. Segundo a revista científica The Lancet, na última década
a «obesidade mórbida» aumentou quase 30% entre a população jovem dos países
mais desenvolvidos. Entre as crianças norte-americanas, a obesidade aumentou
40% nos últimos dezesseis anos, segundo pesquisa recente do Centro de Ciências
da Saúde da Universidade do Colorado. O país que inventou as comidas e bebidas
light, os diet food e os alimentos fatfree, tem a maior quantidade de gordos do
mundo. O consumidor exemplar desce do carro só para trabalhar e para assistir televisão.
Sentado na frente da telinha, passa quatro horas por dia devorando comida
plástica.
Qualquer um entende, em
qualquer lugar, as mensagens que a televisão transmite. No último quarto de
século, os
gastos em propaganda
dobraram no mundo todo. Graças a isso, as crianças pobres bebem cada vez mais
Coca-Cola e cada
vez menos leite e o tempo
de lazer vai se tornando tempo de consumo obrigatório. Tempo livre, tempo
prisioneiro: as casas
muito pobres não têm cama,
mas têm televisão, e a televisão está com a palavra. Comprado em prestações,
esse
animalzinho é uma prova da
vocação democrática do progresso: não escuta ninguém, mas fala para todos.
Pobres e ricos conhecem,
assim, as qualidades dos automóveis do último modelo, e pobres e ricos ficam
sabendo das
vantajosas taxas de juros
que tal ou qual banco oferece. Os especialistas sabem transformar as
mercadorias em mágicos
conjuntos contra a
solidão. As coisas possuem atributos humanos: acariciam, fazem companhia,
compreendem, ajudam, o
perfume te beija e o carro
é o amigo que nunca falha. A cultura do consumo fez da solidão o mais lucrativo
dos mercados.
(...)
1. Podemos dizer que o texto 2 tem o
mesmo tema do texto 1?Explique.
1.
No
texto 2 podemos observar algumas opiniões sobre o tema. Marque no texto algumas
delas
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2. 2. A
repetição de palavras pode ser defeito num texto, dificultando a clareza. Ou
pode ser um recurso significativo. Observe o trecho abaixo e analise a
repetição do termo destacado. Essa repetição é defeito ou recurso? Qual o
significado dessa repetição?
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3.“A maioria, que contrai dívidas
para
ter coisas, termina tendo apenas dívidas para pagar suas dívidas
que
geram novasdívidas, e acaba consumindo fantasias que, às vezes, materializa
cometendo delitos.”
3.
A
que se refere o termo grifado no trecho: “Comprado em prestações, esse
animalzinho é
uma prova da vocação democrática do progresso: não escuta ninguém, mas fala
para todos.” ?
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4. 4. Observe
a frase: “Um homem pobre é um pobre homem.” Como você percebeu há duas palavras
repetidas, mas em ordem diferente. Essa mudança de ordem provoca uma mudança de
sentido. Qual o sentido das expressões “homem pobre” e “pobre homem”?
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Atividade retirada do
II CADERNO DE APOIO PEDAGÓGICO -Coordenadoria de Educação- 9º ano - Prefeitura do Rio de Janeiro
Site:http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/
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