quarta-feira, 23 de maio de 2012

O encontro das artes


                       
Resumo
A partir de apresentação de músicas com temas étnicos brasileiros, o aluno deverá vivenciar
e reconhecer as características de diferentes regiões e etnias do nosso País, compreendendo
a multiplicidade cultural brasileira e produzindo um trabalho que articule as três linguagens
artísticas.


Eixo principal
Representação social da social da arte, comunicação em arte.
Palavras-chave
Etnia, artesanato, danças típicas e comidas típicas, música regional, povo brasileiro.


Nível escolar
Ensino Médio.


Objetivos
Proporcionar a percepção da multiplicidade cultural do país a alunos da rede pública, a partir
da contribuição de diferentes etnias, reconhecendo seus costumes e suas respectivas regiões,
através das diferentes linguagens artísticas.


Conteúdos
a) Conhecimentos prévios:
Visita a bibliotecas, pesquisa em Atlas geográfi co, audição de músicas brasileiras de diferentes
ritmos, contato com documentários sobre etnia, visita a museus, pesquisa na internet.
b) Conteúdos a serem trabalhados:
• Músicas típicas, diferentes ritmos musicais (afro, indígena, branco e europeu).
• Diferentes matérias primas na confecção de artesanatos próprios a cada região.
• Danças típicas e outras formas de linguagens, características de dada região.
• Reconhecimento da contribuição de diferentes povos para a formação da população
brasileira.
• Estudo de formas, superposição de cores.
• Jogos teatrais, expressão vocal.
• Dança livre, ritmos.
• Indumentárias e produção de adereços.
• Localização geográfi ca: dança livre; expressão cultural.
c) Relação com outras áreas:
Geografi a e História.
Duração
1 bimestre.


Introdução
Sensibilização através de música popular de diferentes regiões brasileiras.


Desenvolvimento
• Divisão da turma em grupos e escolha de uma região brasileira ou de um elemento formador
do povo brasileiro para pesquisa.
• Pesquisa das contribuições nos diferentes aspectos sociais e artísticos para a constituição da
cultura nacional.
• Pesquisa de ditos populares e formas de dizer regionais.
• Leitura de uma comédia de costumes brasileira de Martins Pena.
• Improvisação sobre a temática cultura brasileira.
• Improvisação sobre o mundo rural e o espaço urbano na atualidade brasileira.


• Criação de um esquete apresentando a visão do grupo sobre a cultura estudada.
• Confecção de objetos signifi cativos da sociedade brasileira.


Finalização
Apresentação cênica dos trabalhos com incorporação de adereços e fi gurinos representativos
ao conteúdo estudado.


Avaliação
• Seminário sobre os estudos efetuados.
• Discussão sobre a relação da pesquisa com as representações cênicas.


Desdobramentos
Exposição dos trabalhos:
A partir da apreciação de uma música instrumental brasileira (sugestão abaixo). os alunos vão
criar um esquete que esteja em sintonia com o sentimento e a mensagem transmitida pela
música.
Referências bibliográficas
FUSARI, Maria F. de Rezende & FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Arte na educação escolar. São
Paulo: Cortez, 1992.
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1971.
PINTO, Virgilio Noya. Comunicação e Cultura Brasileira. São Paulo: Ática, 1995.
CD Documento Sonoro do Folclore Brasileiro, acervo Funarte.
CD Villa-Lobos para crianças, Instituto Itaú Cultural, Funarte.
Materiais necessários
Aparelho de som, CDs, gravações, TV escola (programação voltada para a etnia), papel 40 kg,
guache, pincéis, cola, papéis coloridos, folhas de revistas, cola, tecidos grampeadores e outros
materiais que possam ser utilizados na cenografi a de algumas atividades.


Fonte:http://www.ccmn.ufrj.br/extensao/material/SEE

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