Scrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace Layouts

segunda-feira, 23 de julho de 2012

As mudanças no ENEM


ENEM 2012: As Mudanças no Enem

2 DE JULHO DE 2012



Recentemente o Ministério da Educação (MEC) anunciou um conjunto demudanças do ENEM 2012. As novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram consideradas positivas pelos especialistas no assunto e também para os estudantes.
Abaixo você confere o que há de diferente em relação às edições anteriores do exame:
As principais mudanças no Enem 2012  ocorreram na redação, que terá um novosistema de correção. A partir de agora a prova de redação será corrigida por dois corretores independentes, que avaliarão cinco competências e, se a diferença entre as notas não for superior a 200 pontos, a nota da redação do estudante será a média dessas duas correções. Se a diferença da nota final entre esses dois avaliadores for maior que 200 pontos, haverá uma terceira correção. Se persistir a diferença, uma banca com outros três avaliadores vai corrigir a redação. A banca será composta de três avaliadores e coordenada por um professor doutor. Lembramos que a nota pode variar de 0 a 1.000 pontos.
Como dito anteriormente, serão avaliadas cinco competências, cada uma com o valor de 200 pontos. Se em qualquer uma das cinco competências houver uma diferença acima de 80 pontos nas duas notas, um terceiro corretor avaliará a prova. Veja as competências que serão avaliadas abaixo:
  • Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
  • Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas deconhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para suprir as necessidades deste novo sistema de correção da redação do Enem 2012, o Ministro da Educação Aloísio Mercadante anunciou um acréscimo de 40% no número de avaliadores. Até o ano passado eram 3.000 e agora serão 4.200 corretores.
Outra mudança importante e considerada como positiva é sobre o acesso dos estudantes às suas respectivas redações corrigidas. O MEC firmou um termo de ajustamento de conduta com a Justiça no final de 2011, ficando definido que os estudantes teriam acesso à prova. “Isso será mantido, o que estamos concluindo é a operacionalização. É uma operação complexa fazer com que cada aluno que solicite sua redação a receba onde ela deve chegar.” – disse o ministro.
Como é sabido, as inscrições do Enem 2012 terminaram no dia 15 de junho. Para esta edição do Exame, o Enem registrou número recorde de inscritos. Ao todo, 5,79 milhões de estudantes farão as provas que habilitam, entre outros benefícios, à disputa de uma vaga através do SiSU 2013. Neste ano as provas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro, com previsão de divulgação dos resultados ainda neste ano, no dia 28 de dezembro.


Fonte:http://www.sitedoenem.org/enem-2012-as-mudancas-no-enem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário