quarta-feira, 23 de maio de 2012

Música


                                     
A MÚSICA DA GENTE
Resumo
Este projeto, além de visar os conhecimentos inerentes à música, espera alcançar o que Paulo
Freire aponta como “o que há de fundamental humano no exercício educativo: o seu caráter
formador”.
“A música ensaia e antecipa aquelas transformações que estão se dando, que vão se dar, ou que
deveriam se dar na sociedade.” (Wisnik)
Devemos possibilitar o desenvolvimento do gosto pelo criar e pelo transformar, como
também favorecer a elaboração e o reconhecimento do valor das emoções, da sensibilidade,
da afetividade, da intuição, sem perder de vista a necessidade de submeter nossas intuições “à
análise metodicamente rigorosa de nossa curiosidade epistemológica” (Freire).
Com a prática da música, esperamos inspirar a autonomia e a solidariedade, valores indispensáveis
na formação de cidadãos livres. É possível que a música constitua, ao contrário da prática
dominante, um instrumento de formação intelectual de uma consciência crítica, de promoção
da livre auto-expressão (fundamental ao desenvolvimento da personalidade). Através da
experiência e da refl exão, é possível alcançar uma aproximação criativa e compreensiva da
produção musical. A “possibilidade não é a realidade, mas é, também ela, uma realidade: que
o homem possa ou não fazer determinada coisa, isto tem importância na valorização daquilo
que realmente se faz. Possibilidade quer dizer liberdade.” (Gramsci).

Eixo principal
Apreciação artística, construção da linguagem.
Palavras-chave
Expressão cultural individual e coletiva, som e seus parâmetros (duração, altura, timbre e
intensidade), elementos básicos da estruturação musical (ritmo, melodia e harmonia), gêneros
e estilos musicais.
Nível escolar
Segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio e EJA.

Objetivos
• Promover a vivência musical por meio de atividades de percepção integral do fenômeno
musical.
• Promover a livre expressão, intuitiva, emotiva e conscientemente.
• Promover a construção e a posterior aplicação de alguns conceitos elementares da arte
musical.
• Apreciar e analisar obras musicais de diversas culturas.

Conteúdos
a) Conhecimentos prévios:
Fazer uma avaliação diagnóstica para detectar as aptidões com relação à cultura musical e ao
gosto dos alunos.
b) Conteúdos a serem trabalhados:
Som, voz, ritmo, pulsação, compasso, harmonia, intensidade, composição, paródias, músicas
folclóricas, história da MPB.
c) Relação com outras áreas:
Língua Portuguesa, Matemática, História, Sociologia, Literatura, Educação Física.

Duração
1 semestre.
Introdução
Apreciar músicas diversas sugeridas pelos alunos.

Desenvolvimento
Ouvir músicas, fazer paródias musicais, confeccionar instrumentos de percussão, montar
banda rítmica com instrumentos confeccionados pelos alunos, marcar pulsação através de
movimentos corporais, composição de músicas originais.

Finalização
Realizar a “gincana musical”.

Avaliação
Avaliação diária das atividades apresentadas, analisando o interesse, a participação e o
envolvimento individual e coletivo dos alunos.
Auto-avaliação.

Fonte: www.ccmn.ufrj.br/extensao/.../SEE_educacao_artistica_89_152.pdf

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