Scrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace Layouts

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Talentos Musicais


                                     
DESCOBRINDO TALENTOS MUSICAIS
Resumo
O trabalho consta da criação de um “roteiro de escuta”, com a função de avaliar para descobrir
talentos musicais na comunidade escolar.
Eixo principal
Apreciação artística, construção da linguagem.
Palavras-chave
Aptidão musical, performance, inclusão, valorização dos potenciais individuais.
Nível escolar
Segundo segmento do Ensino Fundamental.
Objetivos
Identifi car, valorizar e estimular a cultura musical da comunidade escolar.
Conteúdos
a) Conhecimentos prévios:
Dados básicos sobre o corpo discente da escola, bem como de suas famílias e de outros
agregados à comunidade escolar.
b) Conteúdos a serem trabalhados:
Perfi l musical, repertório, alguns gêneros musicais brasileiros, “Roteiro de escuta” (vide modelo
em anexo).
c) Relação com outras áreas:
Geografi a: reconhecendo a comunidade escolar
Duração
Mínimo de 4 aulas.

Introdução
Discussão sobre a importância de ouvir e escutar.

Desenvolvimento
• Os alunos deverão, junto ao professor, desenvolver um “roteiro de escuta”* com no mínimo
10 perguntas.
• O roteiro deverá ser digitado e reproduzido de acordo com o número de pessoas da
comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) para que todos sejam entrevistados.
• Os alunos deverão entrevistar turma por turma, aluno por aluno, professores e funcionários da
escola, para se ter uma idéia abrangente do perfi l da cultura musical da comunidade escolar.
• Feito isto poderão confeccionar gráfi cos com o perfi l musical da escola.
Finalização
Serão programadas e promovidas apresentações musicais daquelas pessoas que demonstrarem
habilidade musical e assim expressarem o desejo de participar deste evento artístico, um
verdadeiro “Show de Talentos” da escola.
Avaliação
Deverá ser feita por toda a comunidade escolar.
Anexo
*Modelo de um “Roteiro de Escuta”:
1. Que tipo de música você gosta?
2. Que tipo de música você não gosta?
3. Quais são os seus intérpretes preferidos?
4. Qual música mais marcou você em sua experiência de vida? Por quê?
5. Quando e onde você escuta música?
6. Você gosta de assistir programa musical (canais de TV específi cos ou outros)?
7. Você gosta de cantar, seja sozinho(a) ou em grupo, e gosta de acompanhar cantando as
músicas que escuta?
8. Há algum músico, instrumentista ou cantor na família? Ele é profi ssional da música? Ele
infl uencia você?
9. Você estuda ou gostaria de estudar música?
10. Que tipo de instrumento você toca ou gostaria de tocar? Por quê?

Fonte: www.ccmn.ufrj.br/extensao/.../SEE_educacao_artistica_89_152.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário