Scrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace LayoutsScrolling Glitter Text Generator & Myspace Layouts

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto Educação Artística


GRANDES ARTISTAS BRASILEIROS                              

Eixo principal
Apreciação artística, representação social da arte.
Palavras-chave
Arte, artistas, cultura, cultura popular, meios de comunicação.
Nível escolar
Segundo segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Objetivos
• Compreender e apreciar a arte como importante meio de expressão e comunicação.
• Construir, expressar e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando a percepção, a
imaginação, a memória, a sensibilidade e a refl exão, observando o próprio percurso de criação
e suas conexões com o de outros.
• Conhecer, relacionar, apreciar objetos, imagens, concepções artísticas e estéticas.
• Adquirir domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
• Ensinar a função histórica e cultural da arte.
• Criar produções próprias com materiais diversifi cados.
Conteúdos
Reconhecimento da cultura artística brasileira.
Duração
Um bimestre, caso se aprofunde o conhecimento e se faça a inter-relação com as outras áreas.
Introdução
Apreciação de uma música brasileira (sugestão “Trenzinho Caipira” Villa-Lobos).
Desenvolvimento
• Pesquisa em grupo sobre a biografi a dos artistas do período escolhido.
• Projeção de fi lmes.
• Utilização de gravuras mostrando as pinturas dos artistas.
• Pintura com tinta e pincel.
• Desenho feito com lápis de cor e giz de cera.

Finalização
Mini-espetáculo incluindo composição musical, encenação e produção de arte-visual
(cenário).

Avaliação
Debate sobre a compreensão da produção artística e as relações entre as diferentes linguagens
de um dado período histórico.

Desdobramentos
Enriquecer com produções de artistas de outras linguagens. Relacionar à fi losofi a e às propostas
estéticas comuns entre as linguagens. Contextualizar essas produções.
Sugestões em Artes Cênicas:
a) Leitura de uma comédia de costumes de Martins Pena, como, por exemplo: “O Noviço” ou
“O juiz de Paz na Roça”.
b) Improvisação a partir desses textos lidos.
c) Criação de personagens a partir desses textos.
d) Dramatização das biografi as dos artistas lidas ou pesquisadas.

Referências bibliográficas
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1971.
Parâmetros Curriculares Nacionais, 5ª a 8ª series – Artes.
Revista Nova Escola. Editora Abril.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, Coleção Estudos, 1982.
VASCONCELOS, Thelma e NOGUEIRA, Leonardo. Reviver nossa arte. São Paulo: Scipione,
1988.
WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. Zatar Editore, 1983.
ZANINI, W. História de arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.
Materiais necessários
Vídeos, cds, reproduções de imagens de obras de pintores, papel, lápis de cor e giz de cera.

Fonte:www.ccmn.ufrj.br/extensao/.../SEE_educacao_artistica_89_152.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário